O Pescador Técnico

Deixo aqui minha modesta opinião sobre o que vem a ser um pescador técnico!

Há modalidades de pesca que demandam muito apuro técnico, como é o caso de pesca à mosca, de pesca de praia, de pesca com iscas artificiais em suas mais variadas formas e modelos, onde se enquadra, por exemplo, a pesca de Black-basses. Por seu turno, a pesca em pesqueiros também exige um bocado de apuro técnico para um bom resultado.

Então, embora alguns pescadores possam muito bem optar por pescar apenas por pescar, sem se preocupar com detalhes técnicos ou resultados, outros acabam se dedicando com afinco, mas isso é algo muito pessoal e cada um sabe de si, devendo ser respeitado. Contudo, para quem considere sobretudo os resultados, nada mais justo que busque refinar sua técnica para poder pescar e sair um mínimo de compensação.

Inúmeros detalhes podem fazer de um pescador um indivíduo técnico na pesca! Há quem diga que o caráter, o temperamento, a inteligência e a natureza do indivíduo podem ser parte de sua técnica. No entanto, imagino que estas características muito pessoais apenas possam contribuir no sentido de envolvimento do pescador com as técnicas que ele pode aprender para pescar, mas em verdade, podem mais contribuir para uma pessoa ser melhor, ou pior, em qualquer atividade, mas a meu ver não significam apuro técnico.

Então, o que seria ser técnico, na pesca? No meu modo de entender, o pescador é mais técnico, ou menos técnico, na medida em que saiba utilizar os meios dos quais disponha para pescar, sempre de forma estudada e aplicada, quando então, demanda começar já por adquirir bom nível de conhecimento das espécies que costuma ou pretende pescar; saber fazer um bom nó, ainda que simples e não necessariamente o mais complicado; saber aplicar o material melhor indicado; saber arremessar com alguma precisão, ainda que com equipamento simples; saber diferenciar e saber aplicar no momento certo, as diversas montagens de equipamentos; saber diferenciar com presteza, as diversas características das iscas artificiais e usá-las em seu benefício na arte de pescar; saber tirar o melhor proveito do equipamento que disponha, ainda que simples; saber dar a correta manutenção de seus equipamentos; saber, enfim, reunir sistematicamente, conhecimentos que contribuam para seu sucesso na pescaria.

E, se, então, além disso, o pescador conseguir reunir boas qualidades em termos de caráter, temperamento e sua própria natureza, então, ele não será só técnico, mas estará muito bem preparado para aprimorar ainda mais seu espírito!

Inscreva-se ou siga-me nas redes sociais para saber de novas publicações. Basta clicar nos links abaixo:
Facebook
Instagram
Twiter

PS. Esteja à vontade para comentar abaixo sobre sua opinião a respeito do assunto.

© Todos os direitos reservados sobre texto e fotos! Proibida a reprodução, porém permitido compartilhamento da matéria/texto em sua íntegra, sem edição através unicamente das ferramentas (vide botões abaixo) do Blog!

6 comentários em “O Pescador Técnico

  1. Perfeito como sempre em suas colocações Meu irmão Bomediano! Na minha humilde opinião, somando a tudo isso que você disse, temos o conhecimento do local, água, temperatura, estação do ano e as condições climáticas.
    Saber usar toda a técnica aliada e esta informações que a natureza nos dá, acho fundamental para o sucesso de uma pescaria, mas um dia vou aprender pelo menos um pouco desse mistério que é a pesca, por enquanto vou desfrutando da companhia dos parceiros como você para ir aprendendo um pouquinho a cada jornada!
    Abração.

    Curtido por 1 pessoa

  2. Estou muitissimo feliz não só pelo conteudo da postagem , que se complementa com as palavras do Sr. Shiguemi quanto aos aspectos das condições que são relevantes, mas muito com saber que nosso amigo está bem, logo, um forte abraço com os votos de um ano repleto de muitas bençãos do céu.

    Curtido por 1 pessoa

  3. Grande Bomediano, não sei o que acontece, para comentar ou curtir, abre-se um link para login, todavia ainda não estou se não completar abaixo deste…a razão do anônimo.
    Sempre é prazeiroso grande Bome, as leituras das publicações de outrora, além de recordamos e também avaliar se mudamos nossos conceitos, evoluido pelos aparatos tecnicos ou regrimos ao esquecermos o aprendizado a época. grandiossissimo abraço meu amigo e aos próximos, desejo um ano de 2023 repleto de Bençaos do Criador, com os sentimentos que nossos politicos não atrapalhe os planos Dele para conosco, que todos tenham nesta arte que nos une, as aventuras somadas juntas neste período de inércia, numa só adrenalina, e assim você tenha muitas coisas a nos relatar aqui.

    Curtido por 1 pessoa

    1. Grande Roque, não consigo também saber o que ocorre, mas perceba que nesta mensagem você não ficou anônimo.
      Agradeço muito teus comentários e tentarei a partir agora de 2023 colocar mais material no blog. Estive meio sem tempo nos últimos meses, mas agora vou poder mexer.
      Além do agradecimento, deixo também votos de Feliz e Auspicioso Ano Novo para você e Família.
      Forte abraço

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: