Mutirões de Limpeza do Rio Paraíba-do-sul em Jacareí

De 2010 a 2015, tivemos quatro edições do Mutirão de Limpeza do Rio Paraíba-do-sul. Desde a primeira edição pudemos contar com a presença de muitas crianças, muitos jovens, alunos de escolas públicas e particulares de Jacareí e a grata presença do formidável Grupo Escoteiro de Jacareí.

Uma coisa muito legal e bastante inspiradora, sobretudo para crianças, era o Corpo Escoteiro de Jacareí fazer a abertura do evento, com o hasteamento da Bandeira do Brasil e com a execução do Hino Nacional, algo tão importante na vida civil de cada cidadão.

A abertura do evento com o hasteamento da Bandeira Nacional e a Execução do Hino Nacional. Na foto já se pode perceber algum lixo retirado pelas crianças impacientes antes mesmo da abertura do evento, o que foi muito legal.

Lamentavelmente, embora “convocados”, nenhum órgão público participou, senão por obrigação, o Corpo de Bombeiros e a Polícia Civil que estiveram presentes para garantia da segurança e ordem no local!

Um detalhe frustrante é que apesar de convidados e chamados a participar, em todas as edições foi muito fraca a presença de pescadores. Estes, são sempre os primeiros a reclamarem sobre questões ambientais, mas percebe-se que na hora de botar a mão na massa, não há tanto empenho assim, o que é lamentável.

Os mutirões eram bem divulgados. Banners como este eram bancados por empresas da cidade

Durante a semana até um dia antes do evento sempre havia palestras para os pescadores e cidadãos com curiosidade para conhecer um pouco mais sobre nosso Glorioso Rio, onde eram sorteados alguns brindes como bonés, camisetas e assinaturas da revista Pesca & Companhia, que sempre nos apoiou bastante, inclusive enviando exemplares da publicação para serem distribuídos entre os presentes nas palestras.

Sempre foram promovidas palestras esclarecedoras sobre meio ambiente e, sobretudo, o Rio Paraíba-do-sul
Em uma das palestras demonstrou-se como se dá o “nascimento” do Rio Paraíba-do-sul, para, em seguida demonstrar sua importância
Em outra das palestras demonstrou-se o desenvolvimento econômico da região e a importância do rio para a cidade e suas indústrias

O evento, ideia de meu amigo Marcos Avlis em conjunto com o pessoal empenho de outro amigo, Walker Ferraz, diretor do Comitê das Águas de Jacareí, vinha acontecendo anualmente, contando com minha ajuda e também de muitos outros amigos e tinha até o apoio da TV Câmara de Jacareí e da Heineken, mas por fim foi vencido pelo total descaso das autoridades e pela decrescente adesão dos participantes em razão de não se verem amparados na ideia.

Alguns dos patrocinadores dos eventos que se alternavam ano a ano

Contudo, todas as pessoas presentes, engajadas em seus deveres, sempre se demonstraram sabedoras de que é preciso fazer algo para, conscientes de seus direitos, poderem reclamá-los com razão. Com isso se esforçaram bastante para simbolicamente demonstrar que é preciso atentar-se para a questão ambiental em nosso município, sobretudo em relação do nosso Rio Paraíba-do-sul.

Cada evento foi capaz de resultar com uma caçamba cheia, única contribuição do poder público para o ato, porque anualmente a prefeitura limitou-se ao envio de uma caçamba. Entretanto, apesar de simbólicas as ações resultaram suficientes para deixar o exemplo de consciência ambiental no público que lá esteve.

Apesar da frustração com os pescadores, porque antes de pescador, sou também um cidadão, a ideia era seguir empenhado no mutirão, mas infelizmente acabou não mais acontecendo.

Posto algumas fotos de minha autoria e de autoria de Marcos Avlis, para demonstrar com mais clareza o que houve nos eventos, deixando a ideia de que é algo que não é impossível e espero que não só apreciem, mas que tentem fazer o mesmo em suas cidades.

Espero também que dia possamos retornar com o evento!

Seguem-se muitas fotos do evento. No rodapé de algumas, sua descrição.

Em todas as palestras sempre se sorteavam brindes. Na foto, segurando o boné com os números, nosso amigo Marcos Avlis, o criador do evento!
Alguns dos itens sorteados eram bonés
Nesta foto, o ganhador de um boné Pescaki foi meu amigo Luiz Álvaro Teixeira Pinto, que não é pescador, mas é responsável pelo plantio de muitas destas árvores que aparecem nas fotos às margens do rio.
Nos vários sorteios, um dos ganhadores foi Lucas Simi, que levou um boné e uma assinatura da revista Pesca & Companhia
Em seguida, todos se dirigiam para o ponto de distribuição de luvas e sacos plásticos para conter os catados e saíam para o trabalho
Uma grata percepção é a presença de muitas crianças e jovens, todos bastante empenhados! Lúcia, que sempre foi Professora se deixa encantar pelas crianças!
E de adultos também! Nicolas Simi e Mario Bomediano!

A seguir mais fotos dos atos de catação promovidos pelo pessoal.

Nas duas primeiras edições contamos com barcos para a retirada do lixo.
Plásticos eram catados mesmo que estivessem em pequenos pedaços
João Bertucci e Vaine, dois grandes amigos pescadores
A cada edição sempre houve muito empenho dos participantes. Na foto, Walker Ferraz, um dos idealizadores e apoiadores
Eis uma imagem de exemplo para todos nós!
Os adultos se encarregavam de carregar os sacos mais pesados até a caçamba
Outra imagem de grande exemplo para todos nós!
Vaine, Simone e Maria Eduarda. Família unida na catação, trabalhou incansavelmente para o resultado, o que também é um enorme exemplo para todos nós!
Sempre havia muito lixo a ser recolhido. Sempre, no ano seguinte ao de um mutirão, lá estava de novo uma montanha de lixo nos esperando, o que é lamentável.
Todo ano íamos acumulando o lixo em um ponto para em seguida colocar na caçamba
E a caçamba ia enchendo rapidamente
E o resultado era sempre parecido
Na primeira edição do evento, a prefeitura pareceu não acreditar na eficácia e enviou apenas uma caçamba pequena… foi muito bom para mostrar a capacidade que tem uma gente quando empenhada.

Em uma das edições foi muito bem lembrado por um dos palestrantes que segundo um mineirinho muito dos bons, “Ambiente limpo não é aquele que mais se limpa, mas sim o que não se suja“! Como sabia das coisas, o saudoso Chico Xavier! 

Para me seguir nas redes sociais e ficar por dentro de novas publicações, basta clicar nos links abaixo:
Facebook
Instagram
Twiter

© Todos os direitos reservados sobre texto e fotos! Proibida a reprodução, porém permitido compartilhamento da matéria/texto em sua íntegra, sem edição através unicamente das ferramentas (vide botões abaixo) do Blog!

Se gostou, por favor, compartilhe clicando nos botões de compartilhamento logo mais abaixo:

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: