Desmistificando a Pesca de Black basses!

©Texto e fotos de Bome

Com o retorno do Bass em algumas represas e também uma maior presença em pesqueiros, volta a paixão por sua pesca. Isso inspira voltar a escrever sobre o assunto, mas curiosamente há pescadores que até preferem não pescar Black Basses em função da vasta doutrina que existe ensinando a pescá-lo, o que em princípio, acaba gerando justificado receio de não conseguir, pois o que se vê por aí são muitos artigos sobre técnicas e mais técnicas, aparentemente complicadas, com nomes em inglês e, não raro, onde os próprios autores parecem querer contribuir para fazer parecer uma pesca impraticável para um pescador que só quer ir pescar por puro prazer.

Ao mesmo tempo, frequentes sugestões de uso de equipamentos caros e a impressão de que seja necessário aprofundar-se muito no assunto para conseguir pescar um Bass, acaba resultando em muita gente que pensa duas vezes antes de lançar-se a desfrutar da instigante pesca desta espetacular espécie.

Então é possível pescar Verdinhos com materiais mais simples e sem grande conhecimento técnico?

Não há dúvida que com um material mais refinado, com mais técnica, estudo e treino na aplicação desta, os resultados serão mais que destacados, mas isso a gente deixa por conta do tempo, que cuidará de ensinar ao pescador qual será seu melhor custo/benefício em termos de materiais e iscas, bem como seu nível de estudo e aprendizagem.

No entanto, aqui destaco que, sobretudo para quem está iniciando, a verdade é que, sim, é possível pescar verdinhos de forma mais simples, sem muita dificuldade, bastando apenas aventurar-se na pesca deste espetacular peixe.

Assim como o tucunaré, o robalo e outros predadores, o Bass pode ser pescado com vários tipos de iscas, mas tem uma especial qualidade que acaba colocando-o além das demais, que é possuir uma desmedida preferência por qualquer tipo de isca artificial, sobretudo as iscas macias – soft baits – o que acaba sendo bastante atrativo no quesito desafio e que conquista muitos pescadores – o autor, inclusive – principalmente por esta característica.

Nesta seção, além de muitas coisas sobre a pesca de Basses, se verão as principais montagens para iscas macias, uma a uma, com explicações de como utilizá-las, de maneira que após rápida leitura e entendimento o pescador que nunca pescou um Bass estará em condições de lançar-se a isso, com grandes chances de conseguir já na primeira tentativa.

É preciso ter em conta que não é necessário decorar e saber os nomes em inglês das montagens, mas sim saber montá-las e sobretudo saber quando e em que situações usá-las. Depois, com a inevitável familiarização e engajamento, o iniciante poderá até começar a incrementar suas técnicas, mas para tanto, será indispensável conhecer previamente estes tipos de montagem.

O importante não é saber de cor os nomes das montagens, mas sim lembrar de como preparar cada uma delas. Aqui nesta seção do blog, temos várias postagens sobre cada uma das montagens mais usuais.

O mais importante é não desistir, o que se torna a grande chave para fisgar o primeiro Bass!

No entanto, o que vem sendo mais difícil na pesca de Black Basses é a sua pouca presença nos lagos e represas do Brasil, mas mesmo assim ainda vem sendo possível, já que ainda resiste em algumas represas e há até pesqueiros com esta opção.

Portanto, havendo interesse em aprender no mínimo o básico para pescar Verdinhos, leia os vários tópicos que serão adicionados semanalmente ao blog, especificamente aqui nesta seção.

Nesta quadrinha esclareço o que penso sobre o verdinho:

O Bass é um grato arremedo de
tucunaré, meio metido a besta,
com arroubos de soberba e arrogância,
mas… igualmente maravilhoso de pescar!

Esteja à vontade para comentar e/ou perguntar logo mais abaixo.
Para ficar por dentro de novas publicações, inscreva-se para receber avisos de novas publicações e também siga o autor nas redes sociais, clicando nos seguintes links:
Facebook
Instagram
Twiter

© Todos os direitos reservados sobre texto e fotos! Proibida a reprodução, porém permitido compartilhamento da matéria/texto em sua íntegra, sem edição através unicamente das ferramentas (vide botões abaixo) do Blog!

Se gostou, por favor, compartilhe clicando nos botões de compartilhamento direto logo mais abaixo:

8 comentários em “Desmistificando a Pesca de Black basses!

  1. Saudades suas Grande Bome. estarei aprendendo para quando surgir a oportunidade ao menos ter noção das aulas. como diz Tu, é preciso encontra-lo , uma vez que são poucos os locais, pena que na Jurumirim não o tenha.
    Grande e forte abraço meu amigo. estarei presente nas leituras futuras.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: