Bome, com fotos da Família Bomediano
Uma boa opção de pesca de tucunarés azuis é o lago da Usina Hidrelétrica de São Simão, cujo barramento foi inaugurado em 1978, na divisa de Minas Gerais com Goiás, tendo do lado mineiro, o município de Santa Vitória, enquanto que do lado goiano, o município de São Simão.
O principal rio represado é o Paranaíba, que depois de liberado se encontra com o Rio Grande bem mais abaixo no mapa, formando o glorioso Rio Paraná.
Em razão da característica topográfica muito plana da região, o lago acaba resultando muito propício à reprodução das espécies. Lá existem duas espécies de tucunarés, sendo o tucunaré-amarelo (Cichla kelberi) e o tucunaré-azul (Cichla piquiti). O primeiro é um pouco menos presente, mas existem peixes de bom porte para a espécie. Já, o azul se desenvolve muito mais. Por isso lá é um dos mais indicados locais para capturar azuis de tamanho bem acima da média.
A região é muito bonita, rendendo sempre prazerosas paisagens.



Um detalhe que chama muito a atenção é que a fauna se faz bastante presente, abrilhantando a jornada de pesca.












Quando vamos para lá, sempre ficamos na Pousada do “Curimba“, que é um empreendimento familiar onde se conseguem reunir simplicidade e eficiência, resultando sempre muito bom para os pescadores, já que tem guias muito experientes na pesca por lá, sempre muito prestativos e empenhados para uma boa jornada. Os guias são os próprios donos da pousada, bem como Irmãos e Tios destes. Então, quando aqui se escreve que se trata de um empreendimento familiar, se faz justiça ao termo.
A pousada fica em Perdilândia, pequeno Distrito do município de Santa Vitória, com cerca de 200 habitantes. Local maravilhoso, sossegado, onde é possível se avistarem aves como mutuns e saracuras, andando nos terrenos, nas calçadas e no asfalto das ruas, algo bastante incomum e encantador.



Já fizemos várias jornadas em Família por lá com meu Filho Marcos, meu Genro Fábio, meu Irmão Mário, meu Sobrinho Mário Júnior e nosso amigo Vaine. Tem tudo de bom por lá, desde peixes no enrosco e linhas rompidas, a grandes corridas com peixes que resultam finalmente embarcados, trazendo grande alegria para o pescador!



















Além da pesca, sobressai a cordialidade da gente maravilhosa que vive por lá, sobretudo o pessoal especial da Pousada do “Curimba”, a quem deixamos registrados nossos agradecimentos pela sempre prazerosa acolhida.
Para contatar a Pousada: (34) 9990-9617 com Alexandre, filho do Curimba.
Logo estaremos por lá novamente, trazendo novas fotos e novo relato para o blog!
Para me seguir nas redes sociais e ficar por dentro de novas publicações, basta clicar nos links abaixo:
Facebook
Instagram
Twiter
© Todos os direitos reservados sobre texto e fotos! Proibida a reprodução, porém permitido compartilhamento (vide botões abaixo) da matéria/texto em sua íntegra, sem edição através unicamente das ferramentas do Blog!
Se gostou, por favor, compartilhe clicando nos botões de compartilhamento logo mais abaixo:
Grande Sr Domingos!
Esse lago em terreno muito plano me lembrou o lago da Represa de Jurumirim, que também é muito extenso e com margens a se perder de vista! Fui pescar algumas vezes por lá quando criança, só na boinha pegando Lambaris….muito bom!
Forte abraço!!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Grande Lucciano, realmente lembra Jurumirim, que está mais abaixo no mapa, mas em uma área que por sua extensão leva as mesmas características topográficas. Muito grato pelo comentário.
CurtirCurtir
Grande Bomediano sempre fizeste comentários que estando em família a diversão sempre é muito mais prazerosa, se na pousada a cordialidade é peculiar a gente que vive lá, também vamos ressaltar os predicativos daqueles que chegam, se me permitir, gostaria de salvar essas fotos da fauna e flora, não sou pescador, mas amante da natureza e reúno tudo que posso, seja fotografando ou compartilhada pelos amigos. muitas ficam no Imgur e todas nos meus arquivos. pela descrição geográfica não seria a mesma represa de Areado? …muito show Bome, Deus os abençoem as suas vidas para termos muitos relatos feito a partir do ano que vem.
CurtirCurtido por 1 pessoa
A represa em questão está muito longe da de Furnas, que é a de Areado. A de Furnas está no sul de Minas Gerais, enquanto que a de São Simão está no oeste daquele estado, na divisa com Goiás. No entanto as águas de ambas se juntam mais abaixo no mapa para formar o Rio Paraná. Quanto às fotos, sem problemas, já que não serão alvo de uso comercial. Forte abraço!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Que pescaria show, onde moro não tenho opções de lagos e matrial humano para executar um pescaria com essa verossimilhança, meus parabéns.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Grato pelo comentário, Zeca! De fato, para resultar como lá, um local precisa reunir muitas características, às vezes únicas. Forte abraço!
CurtirCurtir
Que beleza de pescaria! Local privilegiado, muito bonito! Que potencial desperdiçamos nesse país, não é mesmo? Um grande abraço, meu caro!
CurtirCurtido por 1 pessoa
Lá é mesmo sensacional, Grande Fred! Em maio estaremos lá novamente rssss Grato pelo comentário! Forte abraço!
CurtirCurtir
Sensacional relato de local tão especial para mim e para meus amigos.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Você conhece bem lá, Grande Leo! Aliás, eu conheci por sugestão tua! Grato pelo comentário, meu Amigo!
CurtirCurtir